Sejam bem vindos ao nosso blogue "Janela Aberta". Neste espaço vamos publicar alguns dos nossos trabalhos. Esperamos interagir, partilhar e colaborar com o Mundo por isso, faz todo o sentido termos sempre a Janela Aberta!...

As quatro estações

As quatro estações
Inverno

quarta-feira, 31 de março de 2010

A Páscoa - Os nossos trabalhos

Este ano não fizemos a caça aos ovos no recreio da escola porque nesse dia estava de chuva.

Então resolveu-se distribuí-los nas salas de aula.
Por isso, pintamos um coelhinho, recortamos e colamos para guardar os ovos de chocolate e as amêndoas que o coelho da nossa escola trouxe.
Aqui ficam alguns trabalhos...


Feliz Páscoa

Páscoa Feliz!

"Desejamos a todos os amigos e visitantes da "Janela Aberta"que o coelhinho da Páscoa traga ovos recheados de saúde, paz, amor e alegrias para todos! "



COMO SURGIU A TRADIÇÃO DO COELHO?


A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!



COMO SURGIU O CHOCOLATE

Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico deste alimento delicioso chamado chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.


Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou. O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.


Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.


Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.


Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente.

Mas depois de falar tanto em ovinhos deu vontade de comer um.


Mas só se for de chocolate!



Recados Para Orkut

 

Visita Inesperada

No nosso último plano semanal deste mês, sabíamos que iríamos ter uma surpresa. MAS QUAL? 
Estavámos todos muito curiosos e ansiosos. Até que o dia e hora chegou!...

VISITA INESPERADA! Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo.

Os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo efectuaram uma acção de sensibilização "Do Ser Bombeiro" a convite da sala dos Amigos da Educadora Milu.
Acabando por envolver toda a escola.
Visualizamos um powerpoint sobre equipamentos utilizados nas várias actividades inerentes a essa profissão.
Equipamento pessoal, individual e os vários tipos de viaturas.
Explicaram-nos o que são incêndios florestais, urbanos e industriais bem como as diferentes formas de os combater, desde do equipamento individual até às viaturas utilizadas. Incluindo as atitudes que devemos de ter.
No fim da sessão surpreenderam-nos com a visita de uma viatura de combate a incêndio urbano ou industrial estacionada no exterior da escola.
A visita chegou ao fim!
Eles despediram-se de nós com o toque das sirenes e rotativos da viatura ao qual nos retribuímos com uma salva de palmas aos HERÓIS DE PORTUGAL.

Foi uma manhã muito fixe!

DIA DO PAI - 19 de Março

Afinal o que fizemos para o dia do Pai!...
Estava tudo embrulhado e não viram nada.
Agora já podemos revelar...

" Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades."

Presenteamos o pai com um avental personalizado.

Cada um de nós fez o seu esboço numa folha branca. Escolheu o desenho, as cores e o local. O mais difícil foi reproduzir no avental.
Mas, ainda bem que planificamos o nosso trabalho antes de o fazer.

" PAI, O AVENTAL NÃO TE FICA NADA MAL! "

segunda-feira, 22 de março de 2010

PAMatemania

PAM - Plano de Acção da Matemática
Com o objectivo de contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem da Matemática, o reajustamento do programa teve em conta a necessidade de garantir a sua adaptação ao Currículo Nacional do Ensino Básico, de actualizar os conteúdos programáticos e de melhorar a articulação entre os ciclos de ensino.
Assim, as aulas de Matemática serão acrescidas de um carácter mais lúdico, mais motivador, de forma a incentivar a aprendizagem na disciplina.

É o que acontece todas as Sextas-feiras ao fim do dia.

Ora vejam, mais uma das nossas actividades.
Reproduzimos com plasticina as figuras geométricas, os sólidos geométricos e tiramos as nossas conclusões.



Dia Mundial da Água - 22 de Março

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida.

A água é um bem precioso e insubstituível. É um elemento da natureza, um recurso natural.

Hoje, na sala de aula, reflectimos para que serve a água e como a devemos poupar.

A água serve para ...
o meu banho,
lavar a casa;
dar de beber às plantas e animais;
produzir energia eléctrica;
mover os motores das fábricas;
refrescar num dia de calor;
lavar roupa;
cozinhar;
os barcos navegarem;
os peixes viverem...

Como poupar a água...

Tomar banho de chuveiro;
Não deixar correr a água da torneira enquanto lavo o corpo, as mãos, os dentes e a louça;
Aproveitar a água da lavagem de legumes ou frutos para regar as plantas;
Regar as plantas de manhã cedo ou à noite...

 Também brincamos com as palavras, a pares, escrevemos o seguinte...

A água

Devemos poupar a água
para a vida dos animais e não só
só devemos gastar um pouco de água
para poupar

Poupar a água
para não gastar
gastar NÃO
mas poupar SIM!

SIM, SIM!
deve-se poupar a água
água não se pode gastar
gastar porque assim a planta fica em perigo

Perigo se tomarmos banho
de banheira cheia
cheia gasta
muita água

Pedro e Diogo

A água

devemos poupar a água
água é a coisa melhor que há no mundo
mundo é a nossa vida
vida é a nossa força
força é coragem e energia
energia é a força eléctrica que dá luz
luz é o que nos ilumina durante o dia e a noite
noite é a escuridão
escuridão ficaremos nós sem água.

Ana Rita e Beatriz


Devemos poupar a água

Água é importante
importante é a vida e a água
água é indispensável à vida
vida nós queremos ter
ter água para sempre
sempre nós vamos ter água na torneira
torneira nunca aberta no máximo
máximo de importância que a água tem
tem sempre vida o planeta

Teresa e Gonçalo Reis

A água

Devemos poupar a água
água é indispensável à vida
vida para nós é importante
importante porque ela é o nosso centro das atenções
atenções também para a água
água nós queremos ter
ter porque é importante
importante porque há pessoas que dizem que não haverá água daqui a 70 anos
anos sem água não é água
nada sem nada morremos
morres também sem água
água toda a gente dela gosta
gosta porque não faz a ninguém mal
mal olhem que não faz
façam o favor de tratar bem dela!

Marcelo Magalhães

sexta-feira, 19 de março de 2010

VISITA DE ESTUDO - ACEP

A ACEP é um Centro Comunitário localizado na freguesia da Meadela, concelho de Viana do Castelo. O seu principal objectivo de trabalho centra-se na animação e formação cultural.
para tal disponibiliza nas suas instalações um conjunto de actividades lúdicas e pedagógicas dirigidas a todos os grupos etários a partir dos 3 anos de idade.

Todos os anos temos o prazer de os visitar. Foi o que aconteceu neste mês de Março. Saímos de autocarro, assistimos a uma peça de teatro: "Atchim é assim!" alusivo ao vírus da gripe A. Foi muito divertido!










Mais tarde, exploramos as actividades preparadas no Centro de Experimentação das Ciências, Arte e Cultura (CECAC).
Visionamos um filme sobre bactérias e fungos.
Recordámos os cinco órgãos dos sentidos; a Roda dos alimentos;


 
 A importãncia da higiene dentária e das mãos; Os órgaos do corpo humano.

 









Foi fabuloso!   

DIA DO PAI - 19 de Março

Pense nisto...


Um menino com voz tímida e olhos de
admiração, pergunta ao pai que acaba de
regressar do trabalho:
"Pai, quanto ganhas por hora?"
O pai, num gesto severo responde:
"Oh, meu filho...isso, nem a tua mãe
sabe!"
Mas o filho insiste:
"Mas pai, por favor, diz-me só, quanto
ganhas por hora?!"
Num tom já menos severo o pai respondeu:
"Três euros."
"Então pai...podes emprestar-me um euro?"
"Um euro?" - pergunta o pai impaciente e
furioso - "Então por isso a pergunta...?
Vai dormir e não me aborreças mais!"
Já era noite, o pai pensava no que havia
acontecido, um sentimento de culpa invadia
o seu sono, talvez, quem sabe, o seu filho
tivesse necessidade de comprar alguma
coisa...
Querendo aliviar a consciência, foi até ao
quarto do filho, e em voz baixa, pergunta:
"Estás a dormir?"
"Não, pai!"- responde o menino sonolento
entristecido.
"Olha, aqui está o dinheiro(1euro) que
me pediste."
"Obrigado, pai!"- Disse o filho levantando-se
e retirando mais 2 euros de uma caixa
que abrigava sobre a cama -"Pronto, agora
já completei...Tenho 3 euros! Vendes-me,
por favor, 1 hora do tempo?"

                                           

Um dia muito feliz Papá! Aqui fica uma pequena amostra dos nossos trabalhos em casa verás o resto...!