Sejam bem vindos ao nosso blogue "Janela Aberta". Neste espaço vamos publicar alguns dos nossos trabalhos. Esperamos interagir, partilhar e colaborar com o Mundo por isso, faz todo o sentido termos sempre a Janela Aberta!...

As quatro estações

As quatro estações
Inverno

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mundial de Futebol de 2010

O pontapé de saída é daqui a 2 dias!



Vamos iniciar o Mundial de Futebol de 2010. Não se fala de mais nada na sala de aula!
Resolvemos então abordar a questão:


O Mundial de Futebol é um evento que se vai realizar na África do Sul, mas que, certamente estará presente nas nossas casas. Este torneio, organizado pela FIFA, é tão intensamente vivido no nosso país que devemos capitalizar essa energia positiva para que as crianças aprendam, descubram e assimilem situações de ensino dentro do processo que estão a viver.
Começamos por:

  1. localizar geograficamente outros países e continentes, através do mapa Mundi;
  2. Analisar e vivenciar outras maneiras de viver;
  3. Pôr em prática valores cívicos nos quais se fundamenta a sociedade democrática: respeito, tolerância, solidariedade, justiça, igualdade, cooperação, ajuda mútua e cultura da paz;
  4. Identificar e rejeitar situações de marginalização, discriminação e injustiça social;
  5. Reforçar o seu sentido de pertença e de identidade;
  6. Conhecer, respeitar e valorizar outras culturas.
http://www.futebol365.pt/competicoes/default.asp?comp=ApMundial

http://www.futebol365.pt/equipas/info_equipa.asp?equipa=Portugal&edicao=2010&comp=Mundial&vid=100



Saiba mais sobre a Vuvuzela


A Vuvuzela é uma corneta de cerca de um metro de comprimento, usualmente usada em jogos de futebol na África do Sul. A origem do nome é controversa. Pode provir da palavra Zulu para "fazer barulho", a partir da "vuvu" som que faz.

 Curiosidade

Como forma de promover o apoio à Seleção Portuguesa de Futebol para o Mundial de 2010, a Galp Energia teve a ideia de comercializar centenas de milhares de vuvuzelas nos seus postos de abastecimento nos meses que antecederam a competição. Mabhuti, veio a Portugal para ensinar a técnica usada para tocar a Vuvuzela, tendo efectuado uma digressão associada à campanha Vamos lá Portugal. Vários jogadores da Seleção também aprenderam a tocar este típico instrumento Sul-africano, como forma de celebrarem a presença de Portugal no Mundial da África do Sul.

Pesquisa obtida de http://pt.wikipedia.org/wiki/Vuvuzela

                  FORÇA      PORTUGAL   !!!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança

Hoje na escola festejamos o Dia Mundial da Criança.
Na sala de aula falamos sobre o porquê deste dia e reflectimos sobre os seus 10 princípios.
De seguida todos os alunos da escola participaram em ateliês diversos: pintura facial, jogo das colheres, das latas, da farinha, das bolachas, das cadeiras, dos sacos, dos balões e  pintura de um mega cartaz ... SÓ VISTO!