Sejam bem vindos ao nosso blogue "Janela Aberta". Neste espaço vamos publicar alguns dos nossos trabalhos. Esperamos interagir, partilhar e colaborar com o Mundo por isso, faz todo o sentido termos sempre a Janela Aberta!...

As quatro estações

As quatro estações
Inverno

sábado, 25 de dezembro de 2010

Cooperação em família

Este ano, levamos para casa uma estrela de cinco pontas.
Através do molde contornamos, recortamos e levamos para casa para enfeitá-la.
Pedimos ajuda à mãe, irmã, tia... e vejam que lindas ficaram!
A professora pendurou-as, mesmo por cima de cada um de nós. 
A nossa estrela brilha sem parar, neste Natal! 



Ah! faltam os anjinhos...
Com a saca de papel em que o pão vem embrulhado todos os dias, cada um de nós, construíu o seu anjinho. Ficaram fantásticos. Quem diria o que podemos fazer com material de desgaste.  




Sabias que?...

                                     A Imagem Pai Natal




Ao contrário do que muitas pensam, a imagem do Pai Natal vestido de vermelho e com barba branca não é da autoria da marca de refrigerantes Coca-Cola.

É certo que, durante muito tempo, o Pai Natal foi desenhado vestido com uma grande variedade de cores e era representado a fumar um cachimbo de barro ou a beber vinho. Também é correcto que, nos anos 30, a Coca-Cola decidiu usar a figura do Pai Natal na sua publicidade de Inverno e contratou o artista Haddon Sundblom para lhe compor a imagem. Sundblom escolheu o vermelho e branco da Coca-Cola para vestir o Pai Natal.

(Curiosidade: Os desenhos do Pai Natal criados por Sundblom para a Coca-cola são auto-retratos, já que o simpático Pai Natal por ele desenhado possuía a sua própria cara!).


Contudo, Sundblom não foi original na sua escolha, já que o primeiro desenho que retratava a figura do Pai Natal tal como hoje o conhecemos foi feito por Thomas Nast e foi publicado no semanário “Harper’s Weekly”, no ano de 1866.



Nast foi um grande cartonista americano. Este trabalhava para o jornal "Harper's Weekly", aproveitando o espaço que lhe era reservado no jornal para fazer crítica política e para abordar os problemas sociais da época.

No final da década de 1880, Nast começou a fazer uma edição especial de Natal para o seu jornal, contudo os desenhos deste era a preto e branco.

Mesmo assim, a autoria do senhor vestido de vermelho e de barbas brancas pertence a Nast, já que ele em 1866 criou um livro ilustrado a 4 cores intitulado de "Santa Claus and his work" , onde aparece desenhado pela primeira vez o Pai Natal tal como o conhecemos hoje! Este livro foi incluído na edição de Natal do "Harper's Weekly" desse mesmo ano. Assim, surgiu o simpático senhor gorducho, de barbas brancas, alegre, com um grande saco cheio de presentes e com uma roupa vermelha e branca. Neste livro está também presente a oficina no Pólo Norte, os ajudantes do Pai Natal e a sua esposa, a Mãe Natal.

Nast, em 1870, fez um segundo livro ilustrado denominado de "The nigth before christmas".



Mesmo assim, durante décadas (incluíndo no ínicio no século XX), o Pai Natal, por vezes, era retratado de maneira diferente: magro, vestido com outras roupas e cores, etc.

Contudo, é um facto indiscutível que a criação da actual imagem do Pai Natal não pertence à Coca.-Cola. Aliás, muitos utilizaram a imagem criada por Nast antes da Coca Cola.

Nota:

1. Para ver alguns exemplos da utlização da imagem do Pai Natal vestido de vermelho e de barbas brancas desde Nast até ao primeiro anúncio da Coca-Cola, onde ele aparece, vá a: http://jipemania.com/coke/natal/sovb/index.html


2. Para ver algumas anúncios de Natal da Coca-Cola com o Pai Natal (e também de outras marcas), vá a: http://jipemania.com/coke/index.html.

Natal

Para todos os alunos do 4º ano e seus familiares
Feliz  Natal  e  Próspero  Ano  Novo!

Carregue no anjinho.

http://www.jacquielawson.com/preview.asp?contXSSCleanedXSSCleaned=1&hdn=0&pv=3169996

             A história do Pai Natal começou no ano 330 depois de cristo?

Um bom velhinho chamado São Nicolau nascido em Petara (Turquia), que era bispo de Mira, distribuia presentes às crianças mais pobres. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava um saco com moedas de ouro como oferta na chaminé das casas.

Foi declarado santo depois de lhe terem sido atribuídos muitos milagres. A sua transformação em símbolo natalício aconteceu na Alemanha e a partir daí percorreu o mundo inteiro.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Quem come melhor!

Projecto :

Quem come melhor!
“A obesidade é um problema de hoje, mas com graves repercussões no futuro: desenvolvem-se imensas doenças como a diabetes, a hipertensão, a doença coronária, alguns tipos de cancro…”
in Uma corrida marada, Ana Paula e Pedro Emanuel Figueiredo


Os alunos desta turma de 4º ano participam, desde  2008, no projecto MUN-SI (Projecto de Abordagem de Obesidade Infantil de Crianças do 1º ciclo do Ensino Básico) que resulta de uma parceria entre os municípios do Fundão, Montijo, Oeiras, Seixal, Viana do castelo e Universidade Atlântica e plataforma contra a obesidade da Direcção-Geral de Saúde.



Os objectivos desta intervenção são:

• Estabelecer em parceria planos de intervenção na promoção da saúde local;

• Prevenção e redução de excesso de peso infantil ao nível municipal, designadamente em ambiente escolar.


O MUN-SI é um projecto longitudinal de três fases (2008 a 2011):

1. Avaliação do estado nutricional das crianças relacionando dimensões socioeconómicas, demográficas e ambientais com a saúde;

2. Intervenção específica multidimensional na promoção da saúde infantil em âmbito escolar;

3. Monitorização e avaliação do impacto do programa.



Nesta primeira fase foi diagnosticado, com sendo uma turma de pré-obesos e obesos. Observei que os alunos traziam e continuam a trazer para a escola lanches não saudáveis (bolachas de chocolate, salgadas, bolos, sumos, produtos previamente embalados…)


Nestas condições observaram-se algumas brigas, no que diz respeito às trocas de lanches exigidas por parte de alguns alunos e que me levou a questionar o porquê?

Dos pais…

• Porque é mais fácil colocar na mochila o que já está devidamente preparado.

• Não há tempo.

• Porque não gosta de… mas gosta de…e assim come melhor!

Dos alunos…

• Se eu tenho pão mas o meu colega trouxe chocolate, há que trocar se não?!... Levas…/ não sou mais teu amigo…

E as brigas começam!


Segundo orientações do Ministério de Educação cabe aos professores promover a Educação para a saúde. Neste sentido pretendo com este projecto “Quem come melhor” abordar a prática de uma alimentação saudável, equilibrada e variada. Pretendo também a cooperação dos Encarregados de Educação, avaliando as suas atitudes perante a preparação diária dos lanches.

De que forma?

Diariamente, os alunos avaliam o seu lanche através de uma grelha previamente elaborada, por eles. No final de cada mês, esta grelha irá para casa para o Encarregado de Educação tomar conhecimento, ler em família bem como uma nota informativa trabalhada em contexto de sala de aula.

Agradeço desde já o empenho e a colaboração de todos Pais/Encarregados de Educação desta turma.


Pais activos têm filhos activos e saudáveis!

A nossa caixa de correio

    Todas as quartas-feiras o Delegado de Turma, eleito no início de cada mês, abre a caixa do correio e distribui os textos escritos aos seus "escritores".
    Cada um lê em voz alta e é escolhido o que a turma mais gosta. A professora passa sem correcção no quadro e colectivamente vamos dando as achegas (erros ortográficos, repetição/substituição de palavras...)
    Aqui vão alguns trabalhos nossos!

"Se eu fosse um bruxo"
    Se eu fosse um bruxo gostava de viver numa casa de chocolate no alto do monte.          
    Gostava de ter um gato, uma vassoura, um caldeirão...
    Eu adorava que me chamassem "Bruxo Poções" porque eu fazia muitas poções mágicas.
    Às vezes, eu gostava de fazer poções malucas em que pegava em aranhas, cobras, pirilampos, ratos, minhocas e com isso dava ao meu gato para ver qual era o efeito.
    Nalguns dias, a minha vassoura ficava tonta e andava às voltas pela casa. Quando a apanhava, abria as portas, saía por lá fora e via as estrelas, a lua, os prédios, etc.
    Se eu fosse um bruxo, não seria para fazer maldades. Sempre que as pessoas me procurassem era para eu lhes preparar poções para serem mais felizes. Umas queriam ser mais bonitas, outras mais novas e outras mais alegres.
    Quando tivesse visitas de crianças, eu preparava um lanche de guloseimas. Inventava jogos e brincadeiras muito divertidas.
    Todos gostavam de ver o meu gato a transformar-se noutros animais!
    Era feliz por ver os outros felizes!

Nelson Ribeiro


                "O Mar"

Nas profundezas calmas do mar
as marés sobem calmamente
o relógio certifica-se que as horas vai dar
a linda natureza fica muito contente

O mar é azulado
nunca está sujo nem amarelado
o mar é brilhante
no sítio de Amarante

Os mares Já começaram a descer
os bichinhos vão comer
tudo vai mudar
e as pessoas o mundo vão amar

Marcelo Magalhâes