Quem come melhor!
“A obesidade é um problema de hoje, mas com graves repercussões no futuro: desenvolvem-se imensas doenças como a diabetes, a hipertensão, a doença coronária, alguns tipos de cancro…”
in Uma corrida marada, Ana Paula e Pedro Emanuel Figueiredo
Os alunos desta turma de 4º ano participam, desde 2008, no projecto MUN-SI (Projecto de Abordagem de Obesidade Infantil de Crianças do 1º ciclo do Ensino Básico) que resulta de uma parceria entre os municípios do Fundão, Montijo, Oeiras, Seixal, Viana do castelo e Universidade Atlântica e plataforma contra a obesidade da Direcção-Geral de Saúde.
Os objectivos desta intervenção são:
• Estabelecer em parceria planos de intervenção na promoção da saúde local;
• Prevenção e redução de excesso de peso infantil ao nível municipal, designadamente em ambiente escolar.
O MUN-SI é um projecto longitudinal de três fases (2008 a 2011):
1. Avaliação do estado nutricional das crianças relacionando dimensões socioeconómicas, demográficas e ambientais com a saúde;
2. Intervenção específica multidimensional na promoção da saúde infantil em âmbito escolar;
3. Monitorização e avaliação do impacto do programa.
Nesta primeira fase foi diagnosticado, com sendo uma turma de pré-obesos e obesos. Observei que os alunos traziam e continuam a trazer para a escola lanches não saudáveis (bolachas de chocolate, salgadas, bolos, sumos, produtos previamente embalados…)
Nestas condições observaram-se algumas brigas, no que diz respeito às trocas de lanches exigidas por parte de alguns alunos e que me levou a questionar o porquê?
Dos pais…
• Porque é mais fácil colocar na mochila o que já está devidamente preparado.
• Não há tempo.
• Porque não gosta de… mas gosta de…e assim come melhor!
Dos alunos…
• Se eu tenho pão mas o meu colega trouxe chocolate, há que trocar se não?!... Levas…/ não sou mais teu amigo…
E as brigas começam!
Segundo orientações do Ministério de Educação cabe aos professores promover a Educação para a saúde. Neste sentido pretendo com este projecto “Quem come melhor” abordar a prática de uma alimentação saudável, equilibrada e variada. Pretendo também a cooperação dos Encarregados de Educação, avaliando as suas atitudes perante a preparação diária dos lanches.
De que forma?
Diariamente, os alunos avaliam o seu lanche através de uma grelha previamente elaborada, por eles. No final de cada mês, esta grelha irá para casa para o Encarregado de Educação tomar conhecimento, ler em família bem como uma nota informativa trabalhada em contexto de sala de aula.
Agradeço desde já o empenho e a colaboração de todos Pais/Encarregados de Educação desta turma.
Pais activos têm filhos activos e saudáveis!
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