Sejam bem vindos ao nosso blogue "Janela Aberta". Neste espaço vamos publicar alguns dos nossos trabalhos. Esperamos interagir, partilhar e colaborar com o Mundo por isso, faz todo o sentido termos sempre a Janela Aberta!...

As quatro estações

As quatro estações
Inverno

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Quem come melhor!

Projecto :

Quem come melhor!
“A obesidade é um problema de hoje, mas com graves repercussões no futuro: desenvolvem-se imensas doenças como a diabetes, a hipertensão, a doença coronária, alguns tipos de cancro…”
in Uma corrida marada, Ana Paula e Pedro Emanuel Figueiredo


Os alunos desta turma de 4º ano participam, desde  2008, no projecto MUN-SI (Projecto de Abordagem de Obesidade Infantil de Crianças do 1º ciclo do Ensino Básico) que resulta de uma parceria entre os municípios do Fundão, Montijo, Oeiras, Seixal, Viana do castelo e Universidade Atlântica e plataforma contra a obesidade da Direcção-Geral de Saúde.



Os objectivos desta intervenção são:

• Estabelecer em parceria planos de intervenção na promoção da saúde local;

• Prevenção e redução de excesso de peso infantil ao nível municipal, designadamente em ambiente escolar.


O MUN-SI é um projecto longitudinal de três fases (2008 a 2011):

1. Avaliação do estado nutricional das crianças relacionando dimensões socioeconómicas, demográficas e ambientais com a saúde;

2. Intervenção específica multidimensional na promoção da saúde infantil em âmbito escolar;

3. Monitorização e avaliação do impacto do programa.



Nesta primeira fase foi diagnosticado, com sendo uma turma de pré-obesos e obesos. Observei que os alunos traziam e continuam a trazer para a escola lanches não saudáveis (bolachas de chocolate, salgadas, bolos, sumos, produtos previamente embalados…)


Nestas condições observaram-se algumas brigas, no que diz respeito às trocas de lanches exigidas por parte de alguns alunos e que me levou a questionar o porquê?

Dos pais…

• Porque é mais fácil colocar na mochila o que já está devidamente preparado.

• Não há tempo.

• Porque não gosta de… mas gosta de…e assim come melhor!

Dos alunos…

• Se eu tenho pão mas o meu colega trouxe chocolate, há que trocar se não?!... Levas…/ não sou mais teu amigo…

E as brigas começam!


Segundo orientações do Ministério de Educação cabe aos professores promover a Educação para a saúde. Neste sentido pretendo com este projecto “Quem come melhor” abordar a prática de uma alimentação saudável, equilibrada e variada. Pretendo também a cooperação dos Encarregados de Educação, avaliando as suas atitudes perante a preparação diária dos lanches.

De que forma?

Diariamente, os alunos avaliam o seu lanche através de uma grelha previamente elaborada, por eles. No final de cada mês, esta grelha irá para casa para o Encarregado de Educação tomar conhecimento, ler em família bem como uma nota informativa trabalhada em contexto de sala de aula.

Agradeço desde já o empenho e a colaboração de todos Pais/Encarregados de Educação desta turma.


Pais activos têm filhos activos e saudáveis!

0 comentários: